Para quem já realizou uma pesquisa em uma biblioteca sabe que para suprir suas dúvidas é necessário procurar por uma boa bibliografia. No mundo digital existem milhares de sites, com uma grande proporção de informações, mas isso não significa que sejam de qualidade.
Ao realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, os resultados apresentados não são necessariamente corretos ou verdadeiros, sites como o Wikipédia, permitem que qualquer usuário possa modificar o conteúdo em qualquer assunto, criando a possibilidade de existirem informações errôneas, porém, os textos são fiscalizados pelos próprios usuários. Cada um tem uma lista de discussão que pode ser acessada facilmente, e quando um assunto é polemico, ou que estão sendo constantemente modificados, os administradores fazem restrições quanto a uma nova mudança.
A maioria das universidades não aceita trabalhos com referencia da Wikipédia! O ideal é não realizar pesquisas no mesmo, porém, com a utilização de outros sites como complemento, cria-se um auxilio no processo de compreensão e de verificação das informações.
Para uma pesquisa melhor, confiável e precisa é interessante procurar por periódicos, artigos científicos, teses, livros, resumos, sites com a extensão .org ou .org.br e sites conhecidos como uol ou terra, etc.
O próprio Google oferece um recurso chamado Google Acadêmico, onde pode-se realizar uma vasta pesquisa:
O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.(Google, 2011)
Outros sites para se realizar pesquisas são:
Enfim, ao pesquisar na rede, procure vários conteúdos de diversos sites, usando sempre o bom senso tentando evitar sites não-confiáveis. Busque se manter longe do Wikipédia , Yahoo-respostas e blogs.
Referências