segunda-feira, 28 de março de 2011

PROERD volta à Escola

           Semana passada, dia 21-02, se iniciaram as atividades do Programa Educional de Resistência às Drogas(PROERD), após 7 anos sem que a escola participasse do evento. Este ano as turmas das 5ª séries das professoras Leila e Célis são as contempladas.  As aulas são ministradas pelo policial(soldado) Bandeira.
          É um programa que consiste em ajudar os educandos a se prevenir em relação ao uso de drogas e a prática da violência. É aplicado para que os alunos possam se valorizar e valorizar a vida, dizendo não a qualquer tipo de droga, para que assim possam ser participantes no fortalecimento da cultura da PAZ e na construção de uma sociedade mais saudável e feliz, sociedade da qual eles fazem parte e ajudam a formar.

O que é PROERD

O PROERD, tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade.
Todas estas ações, têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime organizado, em nível mundial.
Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico.
O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, polícia e escola foi o fator preponderante, que motivou em 1983, a criação do D.A.R.E. pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles - EUA - para, de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.
O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.
Atualmente alguns estados da federação, através de suas polícias militares, adotaram o Proerd, entre eles Santa Catarina, onde chegou no 1º semestre de 1998.

 FONTE: http://www.pm.sc.gov.br/website/redir.php?site=40&act=1&id=2