segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Homenagem ao 67º aniversário de Videira

          Este trabalho foi realizado pelas professoras Leila, Celis e Tahiana com a 1ª, 2ª e 5ª serie da escola, para homenagear o município de videira pelo seu aniversário.
         Primeiramente houve uma conversa com as crianças durante a semana e foram contadas histórias da colonização de Videira e o motivo do seu nome. Após uma breve história, começamos o trabalho através de atividades diversificadas como:

Trabalho com o mapa do município:



Acróstico em forma de frases com a palavra Videira:





Dobradura de papel vira uva e cacho de uva com bolinhas de crepom:



 Parlenda sobre Videira:

Cruzadinhas.
E decomposição da palavra Videira.

           Foi um ótimo trabalho, pois as crianças dediraram-se muito para que tudo ficasse bonito.

 Professora Celis com a 5ª 51 série matutina

 Professora Leila com a 5ª 52 série matutina

Parabéns aos alunos.

História da Escola Madre Terezinha Leoni

          A escola foi inaugurada em 1939, com o nome de Escola Isolada Estadual Capitão Fidêncio Ribeiro, localizada próximo ao pavilhão da capela da penha com média de 15 alunos.
Em 1976 a escola passa a se denominar Escola Isolada Estadual Alto Rio das Pedras.
Em 1978, durante o período de férias, a escola foi queimada e ninguém sabia como tinha ocorrido o fato. Toda documentação foi queimada. As aulas recomeçaram no Pavilhão da Capela da Penha até o final de 1979, quando foi construída a escola no terreno do Loccatelli, foi Construída pelo prefeito Tadeu Comerlato. A escola contava com média de 60 alunos.
Em 1985 iniciou a Escola Básica, que novamente passou a funcionar no pavilhão, até que o prédio estivesse construído, em uma parceria do Governo do Estado com o Prefeito Municipal. Nesse período a escola tinha em media 120 alunos. O nome então passou para Escola Básica Estadual Madre Terezinha Leoni.

Quem foi Terezinha Leoni?



Terezinha Leoni nasceu em 27/05/1921, em Faria Lemos, Bento Gonçalves -RS.
Foi Admitida na Congregação das Irmãs do Divino Salvador em 15/01/1941, em videira-SC.
Pertenceu ao primeiro grupo de noviças Salvatorianas no Brasil.
Pertenceu a comunidade do Colégio Imaculada Conceição de Videira-SC desde 1943 até junho de 1966, dedicando-se as mais diversas atividades: magistério, direção da escola, mestra de postulantes, assistente local, superiora local, conselheira provincial e em 1960 assumiu o cargo de coordenadora provincial até os fins de 1965.
A infância e juventude videirense, ela dedicou praticamente toda sua vida. Somente a doença e o desgaste físico a obrigaram a se recolher em uma casa de descanso e posteriormente em um hospital, em busca de saúde que jamais recuperou, em conseqüência de epilepsia e insuficiência circulatória.
Em 12 de dezembro de 1974, com 53 anos, no Hospital São Luis de Campo Alegre, Irmã Teresinha completou, com alegria e generosidade a entrega de sua vida a Deus.
Irmã Teresinha foi uma mulher forte. Sempre se destacou pela alegria, delicadeza e cordialidade. Tendo sido uma das primeiras Salvatorianas brasileiras, foi para as Irmãs alemãs grande apoio e incentivo.