quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Feliz Dia das Crianças!


          Nesta semana da criança, os professores e a direção, realizaram diversas atividades com as crianças, dentre elas foram realizadas muitas atividades, teve gincana, cinema com direito a pipoca com suco, uma tarde na área verde no próprio Rio das Pedras, onde foram realizadas brincadeiras, piquenique onde puderam se deliciar com picolés adquiridos pela direção, e também um dia com duas camas elásticas, onde além de pular, puderam se pintar.
          Desejamos a todas as crianças que tenham muita saúde, que tenham um futuro melhor seguindo os passos corretos, o da educação, de criação de valores enfim, muita felicidade.


SER CRIANÇA

É TER VIDA NA MÃO
VIVÊ-LA SEMPRE COM UM SORRISO
FAZÊ-LA GIRAR COMO UM PIÃO
E TOCÁ-LA COMO UM GUIZO

SER CRIANÇA
É BEBER SOL EM CADA DIA
PINTAR DE VERDE A LUA
CHORAR DE ALEGRIA
E ACARICIAR CADA PEDRA DA RUA

SER CRIANÇA
É GUARDAR NO BOLSO O MAR
E TER NO PEITO MIL CORAÇÕES
É TER UM CASTELO PARA GUARDAR
E ESCONDER NELE AS ILUSÕES

SER CRIANÇA
É SER HOMEM E MENINO
É SONHAR ACORDADO TODO O DIA
É FAZER O UNIVERSO PEQUENINO
É BANHÁ-LO DE ALEGRIA

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Eu sou Doador. E você?

           Nesta segunda feira dia 3 de outubro, após uma palestra e análise de desenhos baseados na mesma, pelas séries iniciais, foram entregues aos alunos vencedores Certificados e Camisetas. A palestra foi promovida pelo Hospital Salvatoriano Divino Salvador e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes..



O transplante de órgãos é sem dúvida o desejo de inúmeras pessoas para a continuidade de sua vida, e uma resposta à doenças terminais e cronicamente incapacitantes. É um procedimento cirúrgico com muitas perspectivas, porém impossibilitado de ser realizado sem a autorização de uma comunidade consciente da necessidade e responsabilidade de após a morte salvar outras vidas com a doação de órgãos. 
Neste sentido, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador - HSDS, desde o ano de 2007, com a inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e com a criação da CIHDOTT - Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, não mede esforços e empenho nesta luta que é salvar vidas. A CIHDOTT do HSDS é composta por profissionais médicos, psicólogos, enfermeiros, e administradores. Esta comissão tem por finalidade a captação de órgãos, a identificação de potenciais doadores e a abordagem de seus familiares, à articulação entre Hospital Salvatoriano Divino Salvador e Central De Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, bem como ampliar qualitativa e quantitativamente a captação de órgãos. 
Todos os indivíduos de 02 a 70 anos de idade podem ser doadores, exceto em algumas condições. Os passos que definem o doador de órgãos é primeiramente desejar doar seus órgãos e o segundo passo é comunicar essa decisão à sua família. 


Doar órgãos é manter acessa a esperança de viver em cada pessoa que espera por um órgão. Seja você também um doador, avise sua família. 






sexta-feira, 30 de setembro de 2011

01-10 Dia do Idoso

 Os Funcionários e alunos da escola Madre Terezinha Leoni parabenizam todos os idosos que faze parte desta família!

"Idoso é quem tem privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade. Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme. Você é idoso ainda aprende... você é velho quando já nem ensina. Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudade. Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina. Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho." 










quarta-feira, 28 de setembro de 2011

III Mostra Regional do Conhecimento

No ultimo dia 23 de Setembro, foi realizada a III Mostra Regional do Conhecimento na escola Gonçalves Dias em Fraiburgo. Na qual foram apresentados projetos de Matemática, Ciência e Tecnologia e Educação Preventiva e Ambiental, totalizando 63 trabalhos de várias escolas da 9ª SDR/GERED.
A feira é realizada como meio de incentivo aos alunos para testarem seu conhecimento, mostrando na prática o que aprenderam na teoria, trocando experiências e vivenciando um mundo diferente, no qual todos trabalham pensando em projetos que de alguma forma possam melhorar e facilitar a vida da sociedade.

Para competir na área de Educação Preventiva e Ambiental realizamos três trabalhos:

Cidade Sustentável

Os alunos Jhonatan Titon, Weslei Ribeiro, Jhonatan Willian de Oliveira, Everton Douglas Souza de Oliveira, Sabrina Munaro e Tatiane Reinheimer, ficaram responsáveis pela montagem da maquete da Cidade Sustentável, sendo orientados pelas professoras Daniela Piano e Clacir Stieven Araldi.
O objetivo desde trabalho foi o de efetivar ações que possibilitem o desenvolvimento de cidades sustentáveis entre alunos do Ensino Médio, do turno matutino, nas disciplinas de Biologia, Matemática e Artes, visando ampliar oportunidades de inclusão social, que interfiram de modo efetivo para ampliar capacidades e habilidades de produção econômica.
Este projeto buscou de maneira democrática e participativa enfrentar os desafios contemporâneos atuais, ou seja, os desafios socioambientais presentes nas cidades Brasileiras de hoje.  A preocupação central deste projeto foi de despertar nos alunos a perspectiva da construção de uma Cidadania pró-ativa em direção ao cuidado com a Cidade que vivemos para que ela possa realmente se tornar uma Cidade Sustentável capaz de lidar com os desafios socioambientais, preocupando-se com a construção de um mundo mais justo e fraterno.  





Educação Preventiva a partir da obra Intolerância de Siron Franco

Os Alunos Rafael Antonio Bianchi e Everton Douglas Souza de Oliveira, orientados pela professora Clacir Stieven Araldi, apresentaram vídeos produzidos pelos alunos do 3º Ano, baseados na obra Intolerância criada pelo artista brasileiro Siron Franco, onde o autor usou de toda sua perspicácia para relatar e esculpir momentos da vida.
Em relatos da obra o autor diz que estava incomodado com a série de notícias sobre morte veiculadas na televisão, ele teve uma repentina visão, em que corpos se acumulavam indistintamente. "Foi antes do atentado contra o World Trade Center, mas a imagem teve a mesma força".
Os assuntos abordados pelos alunos durante a releitura do livro estão relacionados a Educação Preventiva e meio ambiente. Alguns temas como, alcoolismo, bullying e reciclagem do lixo, foram debatidos, pesquisados, vivenciados e analisados pelos grupos, foi de vital importância aliar a teoria à prática.







Proerd na Escola

Os alunos Edson Furlan e Andressa Mariana Zancan apresentaram o projeto produzido pelo Policial Bandeira. A Escola Madre Terezinha Leoni aderiu ao Programa de combate as drogas e a violência. Um Programa que faz com que os alunos reflitam sobre suas vidas e sobre os problemas que advém das drogas, causando a violência.
O projeto teve o objetivo de elucidar e orientar o educando sobre os malefícios das drogas, colaborar para que o trabalho preventivo seja eficaz e realmente traga resultados futuros, levar o educando a reflexão e análise sobre os males causados pelos tóxicos, bem como do discernimento do que é bom e do que é mau.

Para competir na área de Matemática realizamos o seguinte trabalho:

 Estatísticas da Sala de Informática

            As alunas Bruna Ribeiro Alves e Gilniara Andreza Petry, orientados pelo professor Luiz Fernando Casagrande, formularam questionários referente a utilização e a satisfação quanto ao equipamento e quanto a melhoria da qualidade educacional que o novo laboratório, inaugurado em 30 de março de 2011, pode proporcionar aos alunos. Os questionários foram aplicados aos alunos do ensino fundamental e médio e aos professores. 
 Questão professores
Questão professores
 Questão alunos