terça-feira, 12 de abril de 2011

O circo visita a Escola

Uma breve história do circo
Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 000 anos,mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano. O primeiro a se tornar famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150 000 pessoas. A atração principal eram as corridas de carruagens, mas, com o tempo, foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu, cujas ruínas até hoje compõem o cartão postal número um de Roma. A Roma por sua vez, tem papel muito importante na história do circo.
Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. "Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro".
Tudo isso, porém, não passa de uma pré-história das artes circenses, porque foi só na Inglaterra do século XVIII que surgiu o circo moderno,  que compõem espetáculos até hoje.

E No Brasil... O Circo....
A história do circo no Brasil começa no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.
No Brasil,  haviam os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a domadores de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos.Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa.
Hoje no circo a criatividade deve estar mais presente do que nunca, animais não podem mais ser utilizados para tirar riso da platéia. O circo deve ser humanizado, e cada vez  mais o ser humano precisa superar-se.
Nesta semana a nossa escola teve a visitação de uma Companhia de Espetáculos chamada SHOW DISNEY, com palhaços, malabaristas, equilibrista...mas o que mais chamou a atenção de todos foi o campeão recordista mundial de monociclo. O mais jovem ciclista na maior bicicleta do mundo, com quatro metros de altura, que já se apresentou no Domingão do Faustão. Foi um espetáculo!



O circo foi montado no pátio da escola e os números do monociclo foram apresentados na Quadra da Escola. As crianças se divertiram para valer, pois puderam perceber que os limites humanos vão além da nossa vã imaginação.



3 comentários:

  1. adoramos a apresentaçao do circo

    ResponderExcluir
  2. o circo foi uma cooisa muito interesante para a escola

    ResponderExcluir
  3. mt legal essa visita do circo a escola...

    adoramos o desempenho do blog...

    e vms visitar tds as semanas!!!

    Ass?:Gabrielle e Morgana

    ResponderExcluir