No dia 07 último, os alunos das sextas, sétimas e oitavas do ensino fundamental, bem como os alunos do ensino médio, foram juntamente com seus professores ao Museu do Vinho Mario de Pellegrin para conhecerem um pouco mais sobre a arte Egípcia.
A exposição mostrou como a civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).
Como a região era formada por um deserto, que recebeu o nome de deserto do Saara, o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. Esta civilização também se destacou nas ciências matemática e medicina.
A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.
A escrita egípcia também foi de vital importância para o desenvolvimento deste povo. A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam: chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).
No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo e diga-se de passagem, são maravilhosas!
Após estas explicações certamente os alunos saíram de lá mais ricos, por poderem além da teoria que será estudada nas aulas de geografia, história e artes, visualizar a práxis, deparando-se com o real. A exposição certamente marcará a vida de todos, pois não é sempre que se tem a oportunidade de visualizar um sarcófago. Não é mesmo?
Parabéns! Este blog é um ótimo espaço para divulgação destas interessantes atividades da Escola. NTE/GERED - Videira
ResponderExcluirADOREI MUITO ESSE BLOG É UM MASSIMO AS FOTOS ENTÃO S
ResponderExcluirÃO DE ++++++
adorei a visita ao museu,foi exelente para que nós tenhamos mais conhecimento
ResponderExcluirASS LILLIAM,GABRIELLE E MORGANA
FOI MUINTO LEGAL IR LÁ NÓS ADORAMOS ALUNAS: CAROLINA E KELY
ResponderExcluiresse blog é um maximo principalmemte as fotosss tambem foi muito legal ir no museu do vinho antes de nos irmos no museu teve o circo que foi o maximo.
ResponderExcluirandreia e keila
Eu achei iteressante
ResponderExcluirbom adoramos ir ao museu para ter mais conhecimento sobre os egipicios
ResponderExcluirDEBORA R TAINARA
adorei a nossa ida ao museu de videira
ResponderExcluirpara conhecer mais coisas antigas para o conhecimento d a escola
ass;tainara e debora